Inhame com moedas para Ogum

 

Ingredientes:

– 1 Inhame bem grande e reto
– Azeite de Dendê
– Mel de abelha
– 7 Moedas amarelas
– Farinha de Mandioca grossa e crua
– 1 alguidar
– 1 quartinha de barro
– 1 garrafa de cerveja clara

Modo de Preparo:

Coloque a farinha de mandioca no alguidar, vá acrescentando mel e mexendo com as mãos até formar uma farofa doce homogênea.

Asse o inhame no forno a gás ou microondas até ficar bem macio.

Abra o inhame ao meio, no comprimento, sem retirar a casca e coloque sobre a farofa doce com a casca para baixo (a parte branca para cima).

Enfie as moedas no inhame (parte branca) até a metade, (4 de um lado e três do outro a seu critério) deixando a face dos números voltadas para frente.

Regue com dendê as moedas de apenas um lado do inhame ( a seu critério) sem deixar escorrer para a farofa.

Com o mel regue as moedas da outra metade do inhame. Pronto.

Boa oferenda

51 comments

  1. JOSE INACIO DA SILVA FILHO /

    ESSA OFERENDA POSSO FAZER NA MINHA CASA, OU SÓ NO BARRACÃO QUE FREQUENTO?
    NO AGUARDO,
    INÁCIO FILHO

    • Salve suas forças José.

      Pode fazer em casa mediante instrução do Barracão que frequenta, lembrando sempre do procedimento correto ao fazer uma oferenda.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá.

  2. Bom dia …

  3. josetarcisio do nascimento /

    BOA NOITE EU GOSTARIA SABER GUAU ERA OMEU MESTRE DE FRENTE IA MINHA MOÇA DE FRENTE CER PONDE MI FORMA NASCIDO 03/11/1966

    • Salve suas Forças Tarcísio

      Para saber seu Orixá pela data de nascimento você precisa procurar uma tenda de Umbanda Esotérica. Nós não trabalhamos nessa linha.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  4. Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem alguma oração que eu possa fazer junto com a oferenda?!!!
    Obrigada!

    • Salve suas Forças Karina

      Não no sentido de conjuração. O mais importante a se acrescentar à oferenda é sua conversa sincera com o Orixá.
      Esta é uma valiosa oração, desde que carregada com sua vontade; lembrando que sempre deve ser vocalizada e não apenas em pensamento.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  5. Obrigada!!!!!!

  6. QUERO SABER SE DESPACHO NO MESMO DIA OU FICA EM CASA, E EM QUE LUGAR É O CORRETO PARA DESPACHAR,POIS EM CASA É MEIO DIFICIL COLOCAR…….E QUAL HORÁRIO CERTO PODE SER DESPACHADO DURANTE O DIA TBM? OBRGD UM ABRAÇO.

    • Salve suas forças Antonio.

      O ideal é despachar no 3º dia, por uma questão de Axé.
      O melhor lugar é sempre na natureza. Além da força natural, quanto mais longe de olhares (e atitudes) profanos, melhor.
      Pode despachar durante o dia.

      Amleto

  7. COMO POSSO RETIRAR UM EGUM DE MIM..SÓZINHO É POSSÍVEL? OU CUIDAR SEMPRE.ṔARA QUE EU Ñ ATRAIA MAIS ISO PARA MIM..MINA MULHER MORREU FAZEM 9 ANOS MAS ELA ESTA SEMPRE PERTO DE MIM E EM MEUS SONHOS. O EGUM QUE LEVOU SEMPRE DIZIA QUE IA LEVÁ-LA EM BORA E REALMENTE ACONTECEU COME ELE FALOU TERMINOU ALCOÓLATRA ,MAS NUM SONHO DEUS ME DIZIA QUE ELA FEZ UMA AMARRAÇÃO COMIGO, E QUE REALMENTE NUNCA SENTI DESEJO POR ELA.SÓ REPULSA E NOJO.E TD QUE FAZIA DAVA ERRADO E ATÉ HJ É ASSIM MESMO.MAS CRIEI MEU FILHO HJ COM 21 ANOS. MAS EU Ñ FICO COM MULHER ALGUMA SEMPRE ACONTECE ALGO PARA ME AFASTAR DELAS.JÁ TENTEI DE TD ATÉ CRENTE VIREI MAS NADA DEU CERTO.. SE HÁ ALGO QUE EU POSSA FAZER POR MIM PEÇO-LHE SUA ATENÇÃO OBRIGADO…EU ATÉ H TO DESEMPREGADO E Ñ CONSIGO NEM PÃO PRA COMER ,PARA QUEM TINA TAXI MERCADO BAR CASA NA PRAIA MORANDO NUM QUARTINHO É BEM DIFÍCIL ENTENDER,
    OBRGD

    • Salve suas forças Antonio.

      Não, você não pode tirar um egum (obsessor) sozinho; se pudesse fazer isso não o teria atraído ou permitido.
      Meu caro, quanto ao mais que você escreveu, há realmente uma grande confusão de idéias e valores.
      Religião nada tem haver com emprego, bens materiais, casos amorosos, etc.
      O melhor conselho que posso lhe dar é ler; ler muito! Escolha obras do Chico Xavier, preferencialmente ditadas por André Luiz ou Emmanuel. Assim você poderá ter uma ideia melhor sobre os mundos terreno/espiritual e aos poucos, ir elevando sua atitude mental e, por conseqüência, sua vibração.
      Um bom conselho dado por Emmanuel é: “Quer afastar os maus espíritos? Atraia os bons!

      Que nosso Pai Oxalá lhe ilumine.

      Amleto

      • Com toda licença.

        Obviamente, os conselhos dos espíritos de luz são importantíssimos para a alteração do nosso padrão de conduta, cuja mudança refletira em nossa energia, melhorando nosso dia-a-dia.

        Mas isso não impede o ataque do mal.
        @amleto – não impede mas fecha as portas.

        Especificamente sobre o assunto em tela, o Espiritismo, quanto ao movimento espírita ortodoxo, está longe de possibilitar auxilio a uma grande parcela de flagelos oriundos do que se sedimentou chamar magia negra.

        Espíritos calcados na proposta de Allan Kardec, estudiosos especialmente a respeito das lei dos fluidos, contido no livro A GENESE (de Allan Kardec) psicografam com seriedade e propriedade a respeito do assunto.
        @amleto – “As moscas vão onde os focos de corrupção as atraiam; destruindo estes focos e as moscas se dispersarão. Do mesmo modo, os maus Espíritos vão aonde o mal os atraia; destruí-vos o mal e eles se afastarão. Os Espíritos realmente bons, encarnados ou desencarnados, nada têm que temer à influência dos maus Espíritos.” – A Gênese / Kardec

        Um deles chama-se Joseph Gleber, que, por meio do medium Robson Pinheiro, além de explicar muito bem sobre a indispensabilidade da Umbanda – que pelo movimento espirita ortodoxo é combatida -, inicia uma abertura na mente espírita a respeito do mal causado pela magia negra, o que se evidencia logicamente em todas as perspectivas humanas: vida material, social, amorosa e espiritual, especialmente impedindo a educação natural da mediunidade.
        @amleto – Embora desobsessões, desamarrações, etc, sejam tarefas que constante e prazerosamente realizemos em nosso terreiro, confesso que é sempre triste observar quem vem pedir ajuda religiosa preocupado com a “casa na praia” que perdeu…

        Afinal, alguém contra quem foi feito algo, em que pese detenha proteções espiritual, quer por algum crédito – se se pode dizer assim – ou por outro fator espiritual, não irá conseguir ter uma performance natural ou boa nessas áreas em seu dia-a-dia.

        Portanto, nem tudo se cura com “vibração” e presença episódica – porque ele não estarão ao nosso lado o tempo inteiro – dos bons espíritos. Muito se fará a partir de determinados expedientes, a exemplo da Apometria.
        @amleto – tudo se cura com vibração…mas é claro que não é fácil

        Exemplo de livros que abordam sobre esse assunto, intitulado por “goécia ou antigoecia” ou magia negra, são: Tambores de Angola e Medicina da Alma.
        @amleto – Goécia, Kiumbas e os demônios de verdade

        Portanto, Sr. Antônio, com a licença de sr. Amleto, é possível (possível) que tenham realizado procedimento perveso contra você, sim. A alteração de sua vida você mesmo é capaz de perceber. Mas de fato, um acompanhamento espiritual sério, quer numa tenda umbandista, quer num centro espirita especializada (e não igrejeiro) sobre esses assuntos, poderá te auxiliar quanto a essa libertação. Falo por experiência própria.
        @amleto – Como já disse, desamarramos, desmanchamos…libertamos constantemente, mas não existe libertação sem mudança moral; podemos tirar um kiumba hoje, mas se a pessoa não mudar sua atitude mental, amanhã arruma outro…

        Era espírita e realizaram situações más contra mim, em tal época, de modo a ter de me afastar do centro espírita e ira a tenda de umbanda me cuidar. No próprio centro espirita, era dito que não tratava daquelas energias. Foram sinceros!

        Nessa área espiritualista, há muita mitificação (mitos) sobre assuntos que se encerram em face de “energia” e o princípio do paralelismo. Muito estudo e franqueza é indispensável para resolução de muitos males.

        @amleto – A Umbanda é, antes de mais nada, uma religião (do latim religare, significando religação com o divino). Como tal, é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Resumindo em miúdos, é através dos “conselhos dos espíritos de luz” que vai nos mostrar o caminho para nossa elevação espiritual, esta sim sua missão.
        Porém, dentro de suas atividades, talvez a mais “procurada” seja o enfrentamento dos “ataques do mal” e, de fato, é a religião que mais faz isso. Desamarrações, desobsessões, são tarefas comuns dentro de um terreiro.
        A parte triste é que a visão de muitos que a procuram resume-se em se “libertar” e seguir em frente com a vida próspera. Mas o que não sabem é que essa libertação será apenas paliativa se não vier acompanhada de mudança moral. Tiramos um kiumba hoje mas se não mudar a atitude mental da vítima, amanhã consegue outro! O “ataque do mal” é constante mas ele depende de “portas abertas” para ser bem sucedido e nesse ponto, a “vibração” é quem vai fechar as trancas.

        É claro que o “combate” aos ataques astrais das mais diversas formas é trabalho constante em um terreiro de Umbanda, mas JAMAIS podemos resumir nossa atividade a isso; principalmente JAMAIS podemos olvidar os sábios conselhos dos elevados espíritos que nos assistem pois nosso “religare” se dará com elevação, não com combate.

        Saúde, sucesso e felicidades.

  8. Boa tarde!
    Bem, eu quero saber como e quando eu faço uma oferenda para os meus orixás (Ogum e Oxum Opará).. Quero pedir ajuda para transpôr algumas barreiras que estou passando.

    Faço a oferenda agora ou apenas quando obtiver êxito em meus obstáculos?

    Axé

    • Salve suas Forças Rodrigo.

      No momento em que se necessita superar algum obstáculo, uma oferenda vai ajudá-lo a fortalecer a energia do Orixá que existe em você (qualquer energia). Por exemplo, se em determinada situação você precisar de força, vontade e determinação para superá-la, fazer uma oferenda (também um banho de ervas) a Ogum e se impregnar com essa energia, vai ajudar muito. Agora, se os problemas forem desavenças em família, fortalecer a energia de Ogum só vai trazer mais brigas, pois no momento o que você precisa é de sabedoria e paciência para harmonizar sua família.

      Por outro lado, fazer a oferenda depois de superar os obstáculos soa como um “pagamento em agradecimento” e não faz sentido em se tratando de Orixá.

      Então, desde que você saiba exatamente o que precisa e para que precisa, (*normalmente nunca sabemos ao certo por nós mesmos devido nossa visão turva de nossas encarnações, por isso é sempre melhor se consultar com um guia antes) o momento certo é agora.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  9. aquilino /

    gostaria que me dissesse qual o meu orixá, pois nasci em 21 de julho de l965, com certeza conforme o meu batiststero e minha genitora me falou, mais meu genitor me registrou domo data de nascimento dia 07 de julho de l965 e os meus documentos sao todos tirados com essa data.

    • Salve suas Forças Aquilino
      Para saber seu Orixá pela data de nascimento você precisa procurar uma tenda de Umbanda Esotérica.
      Embora respeitemos muito, nós não seguimos esses dogmas.
      Você pode ver mais clicando aqui.
      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  10. Estou passando por conflitos em minha casa, meu marido esta enfrentando uma fase muito dificil de muitas turbulências, somos carregados de olho grande, inveja, varios fatos tem acontecido, fomos assaltados, nos separamos em seguida, não estamos conseguindo nos erguer e unir nossas forças.
    Gostaria de saber se neste caso posso fazer uma oferenda á ogum, e qual a oferenda certa.

    • Salve suas Forças Jessica

      Na verdade, o ideal é você conversar diretamente com uma entidade que conheça (ou tenha uma boa indicação) e possa confiar para saber o que está errado e como consertar. Não lhe aconselho tentar se auto-diagnosticar e tentar solução por internet.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  11. Desculpas a minha falta de conhecimento, mas o que eu faço com a Quartinha de barro?

  12. Boa trade gostaria de saber qul o dia correto para area o iame para ogum salve todos os orixas e a oxala

    • Salve suas Forças Jacson

      O dia da semana correspondente a Ogum / Marte é terça-feira

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  13. Sou espirita , e gosto muito dessa entidade .Pai Joaquim, meu protetor queria fazer parte.

  14. gostaria de saber se posso fazer o despacho no Vale dos Orixas na imagem de Ogum e o que faço com a cerveja e a quatinha

  15. fabio luiz /

    Bom dia!
    Tem algum problema eu fazer essa oferenda sou filho de ogum gostaria de fazer amanhã, mais no momento não não faço mais parte de nenhuma casa, só frequentou para tomar um passe.

  16. fabio luiz /

    Bom dia!
    Tem algum problema eu fazer essa oferenda sou filho de ogum gostaria de fazer amanhã, mais no momento não não faço mais parte de nenhuma casa, só frequento para tomar um passe.

  17. raimundo moura /

    faz o que com a quartinha e a cerveja?

  18. bom dia gostaria de saber a quantidade de talisca e faz o que com a cerveje e a quartinha?

  19. luiz Henrique /

    Salve todas orixás muito legal gostei muito dessa fica

  20. Posso torrar o inhame em fogo de brasa?

    • Olá Rita, Salve suas Forças
      Pode sim assar o inhame com carvão, um jeito mais tradicional e com o uso do elemento fogo (que significa transmutação).
      Ao usar o forno do fogão também estará usando o fogo, lembrando que esta “ferramenta de cozinhar” pertence a Ogum.
      Ao optar pelo forno microondas, que também é ferramenta de Ogum, em vez do fogo usará principalmente a água, ligada ao campo emocional (o princípio de funcionamento do microondas é agitar as moléculas de água).
      O mesmo acontece se cozinhar o inhame em uma panela com água.

      Caminhos abertos e prosperidade a você.

  21. GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER A CANJICA DE OXALA EM CASA E DESPACHAR DEPOIS DE 3 DIAS, POIS EU NÃO FREQUENTO BARRACÃO, SÓ COMO ASSISTENCIA.

    • Salve suas Forças Mattos

      Como você frequenta um terreiro na posição de assistência, sugiro que se aconselhe com a entidade ou dirigente responsável desse local. Diga-lhe o que e porque quer fazer e eles poderão lhe orientar melhor.
      Sugestão de leitura: http://www.paijoaquim.com.br/oferendas/
      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  22. NO CASO A QUARTINHA, DEVEMOS ENCHER COM A CERVEJA?

  23. Cristina /

    Salve sua Força e sua Luz.
    Muito agradecida pelo conhecimento.
    Sentia-me aflita por estar acorrentadas.
    acorrentadas ler,senti imensa paz e vontade de fazer.
    Ao terminar o preparo,pouco antes de colocar em meu altar,uma voz bem nítida e forte por trás de mim:”vc é mesmo uma guerreira”.
    Alguém duvida?
    Muita Paz.

  24. Cristina /

    Salve sua Força e sua Luz.
    Sentindo aflição e fraqueza por parecer estar acorrentada em vida profissional e finanças.
    Ao ler,senti tranquilidade e vontade enorme de colocar a oferenda em meu altar.
    Senti-me bem ao fazer e ao terminar,antes de levar ao altar,uma voz firme e nítida perto de mim:”vc é mesmo uma guerreira”.
    Muito grata Pai Joaquim.
    Está tudo firme e forte.
    Muita Paz.

  25. Eu botei cara no lugar do inhame tem problema?

    • Olá Pablo
      O que é conhecido como inhame no norte do Brasil, é comercializado em mercados e feiras do sul/sudeste como cará.
      Inhame

  26. consigo deixar 3 dias pois a casa náo é minha e há intolerância em relação a minha religião.

  27. Não consigo deixar 3 dias em casa, intolerância religiosa. Posso fazer na mata desde o começo? Sou de oxossi mas tenho grande admiração por ogum. Busco com a oferenda aumento auto-estima e perseverança em concursos públicos, está certo?

    • Olá Júnior, Salve suas Forças
      Pode fazer na mata sim. Quanto a oferenda, concentre-se em reforçar a sua determinação para atingir seus objetivos; a energia de Ogum pode lhe ajudar muito nisso.
      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  28. Viviane Fabri /

    Essa oferenda pode ser feita para Ogum Xoroque? caso não possa, qual é o tipo de oferenda feita pra ele e onde despachar? Obrigada.

    • Olá Viviane, Salve suas Forças

      Pode sim, mas o feijão com camarão é mais adequado.

      O local de despacho é em caminhos (estradas) ou mesmo ao lado de uma linha de trem, como qualquer Ogum, mas eu também prefiro na mata, longe de onde pessoas que não costumam respeitar. A margem de um caminho (trilha) no meio do mato seria perfeito.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

      • Viviane Fabri /

        Obrigada pela resposta, o camarão é mais complicado pra eu arranjar, se fizer o do inhame ele tbm aceita sem problemas ou corro o risco de desagradar? eu não sou frequentadora de centro algum, é por isso que sou totalmente leiga no assunto e não quero errar, mas sou grata ao Ogum Xoroque pq já me ajudou em outras oportunidades, quero agora agradecer.

  29. Meu nome e Fabiana e tenho sonhado muito com minha mãe iemanjá. Ontem sonhei que um médium a incorporava e nos conversávamos. Hj sonhei que estava rodeada de imagens dela e escuta muitas vezes odoya mas não sei quem falava.E na hora acordei com a sensação de que tudo vai dar certo.O que significa esse sonho?

  30. BOA NOITE ,GOSTARIA DE SABER QUAL A OFERENDA DE OGUM MEGÊ,ESPECIFICA PRA ELE OBRIGADA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*