Energia Vegetal

Todos os seres existentes em nosso planeta possuem uma aura de energia que envolve e circunda o corpo material, inclusive as Plantas. Essa aura é carregada de acordo com a vibração do corpo que a rege, apresentando diferentes cores e intensidades.Plantas que foram cultivadas com o uso de adubos orgânicos tem um campo de energia mais equilibrado e luminoso do que aquelas produzidas com a ajuda de aditivos agroquímicos.  Por isso é preferivel se utilizar de uma planta proveniente de um jardim doméstico, ou colhida no meio de uma mata a uma comprada proveniente de produção agrícola.

Na Umbanda, utilizamos plantas para equilibrar as emoções, sentimentos e para limpeza energética das pessoas e de ambientes por meio de banhos, defumações e sacudimentos (bater folhas).

 

Alecrim: Ajuda a perdoar mágoas, traz alegria

 

Alfazema: Aumenta a autoconfiança

 

Arnica: Promove a concentração de pensamentos e idéias dispersas

 

Arruda: Limpa a aura das sujeiras astrais

 

Babosa: Ajuda no desligamento mental

 

Bambú (folha): Afasta vampiros astrais

 

Beldroega: Dá equilíbrio para iniciar novas fases da vida

 

Boldo: Acalma

 

Cânfora: Promove o desprendimento material

 

Catinga-de-mulata: Limpa a aura das sujeiras astrais

 

Capuchinha: Promove o sentimento de integridade e equilíbrio

 

Carqueja: Limpa o corpo das velhas emoções

 

Cipó Caboclo: Elimina todas as larvas astrais do ambiente

 

Colônia: Atrai fluidos benéficos

 

Coqueiro (folha): Boa para sacudimentos de limpeza

 

Erva-cidreira: Ajuda na tomada de decisões importantes da vida

 

Espada de São Jorge: Abrir os caminhos

 

Guiné: Limpa o corpo de energias negativas

 

Louro: Prosperidade

 

Manjericão: Limpeza e Prosperidade

 

Mil-folhas: Purifica o corpo de traumas e sentimentos negativos

 

Peregum: Limpa  cargas negativas e protege contra demanda

 

Peregum roxo: Limpa cargas provenientes de eguns

 

Pitanga (folhas): Limpeza e Prosperidade

 

Sabugueiro: Ajuda na tomada de rápidas decisões

 

Sálvia: Dá ânimo para colocar em movimento todas as energias do corpo

 

Tanchagem: Estimula a iniciativa, sem esperar retorno das ações

468 ad

20 comments

  1. É maravilhoso o poder das ervas, pena que não são todos que sabem dessa riqueza.
    Tenho certeza que todos tem pelo menos uma erva por perto e nem imagina o bem que elas fazem.

  2. gostaria de comprar catinga de mulata e outras ervas para banho ,quero saber o que fazer como e com quem falar se tem telefone .ok.

    • Obrigado por sua visita Maria.
      Quanto a preparação do banho, você pode obter mairoes informações aqui, mas nós não vendemos plantas, não somos uma loja.
      Você pode encontrar as plantas (mudas) que desejar em floriculturas. Se ajudar, o nome da Catinga de Mulata é “Tanacetum vulgare.”

  3. boa noite, queria saber se o peregum roxo, tem a mesma função do peregumn amarelo e verde? se eu posso ter os dois em casa? pois estou com problemas das duas coisas. obrigado e tenha uma boa noite

    • Olá Maria, obrigado pela visita.
      Usamos o Peregum Roxo como planta de Iansã (algumas casas também para Xangô); tanto para banhos de energização quanto para limpeza.
      Já o Peregum Amarelo e Verde, como planta de Oxóssi; então, as utilizações são para fins diferentes, sempre de acordo com a instrução da entidade que indica.
      Agora, quanto a ter as duas plantas em casa, pode sim; não há problemas.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  4. BOA NOITE, OBRIGADO POR ME RESPONDER. SEM SER CHATA RS,O SENHOR PODE ME INSTRUIR? MANDARAM EU COLOCAR O PEREGUM VERDE E AMARELO NA PORTA DA MINHA CASA PARA AFASTAR EGUM E AS COISAS NEGATIVAS E 3 FOLHAS NUM JARRO DE AGUA DENTRO DA MINHA CASA, MAIS O SENHOR FALOU QUE A ROXA QUE É DE IANSÃ ENTÃO EU TENHO QUE COLOCAR A ROXA, NÃO É? PORQUE SE É PRA FAZER, FAZER AS COISAS CERTAS. OBRIGADO BOA NOITE FIQUE NA PAZ DE OXALÁ

    • Salve sua Força irmã.

      Aí depende, né? A princípio, para afastar eguns, o Peregum Roxo seria melhor; mas quem te pediu para colocar o verde/amarelo pode ter lá seus motivos; principalmente se for um (ou uma) médium em que você confie, incorporado ou não.
      Agora, quanto a proteção contra eguns ou até mesmo kiumbas, o hábito de orar diariamente em casa aos seus Orixás, já é mais que o suficiente para proteger o seu sagrado lar.
      Há uma máxima que diz: “Quer afastar os maus espíritos? Atraia os bons!”

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  5. Gostaria que me indicassem um lugar que se encontra a planta peregum verde, já fui em todas as floriculturas do bairro e não encontro (moro no bairro vila clementino sp)

    • É muito comum encontrar o Peregum em canteiros pela cidade. É uma planta muito usada pela prefeitura no paisagismo. Se você encontrar alguma nas ruas é so quebrar uma ponta (galho) e colocar na água por alguns dias (semanas) que ele faz raiz, aí é só plantar normalmente.
      Já em floriculturas, você precisa procurar nas grandes, aquelas que trabalham com paisagismo. Nas pequenas é raro encontrar.
      Para ajudar na procura, o nome científico é Dracaena fragrans. O nome Peregum é conhecido apenas nas casas de Umbanda e Candomblé. Será mais fácil encontrá-la pelos seus nomes populares: Dracena, Coqueiro de Vênus, Pau d’Água.

      Fique na Paz de Nosso Pai Oxalá

  6. Comentário

  7. Oi adorei o post e tenho uma dúvida sobre o peregun, ele pode ser usado em banho normal para descarregar a pessoa seguindo a regra do pescoço para baixo ou só se usa banho de peregun em rituais tipo o amaci?

    • Salve suas Forças Leandro.
      Os dois casos, para descarrego e para energização com Ogum.

  8. Ola minha mae desencarnou a 3 anos e 9 meses, e minha prima disse que ela ta colada em mim tentando me ajudar eto sentindo algumas coisas que ela tinhae aminha prima disse para eu bater peregun roxo na casa toda comecando pelos cantos parafazer limpeza isto procede?

    • Olá Yara
      Então…vamos supor que sua prima esteja certa (que sua mãe está com você), fazer o sacudimento com Peregum Roxo só vai ajudar a limpar sujeira astral deixada por eguns (desencarnados) mas não vai desfazer a ligação que há entre você e ela. Para isso, você precisa de ajuda espiritual, em um terreiro de Umbanda ou Centro Kardecista, para que sua mãe seja socorrida e encaminhada com carinho.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  9. Gostaria de saber para que serve banho de mamona, peregum e erva prata juntos????
    E banho de colônia , oriri, erva cidreira e alfazema juntos ???? Qual finalidade de ambos ???

  10. Oi, boa noite. Queria saber qual o melhor ritual pra fazer o banho de peregum roxo. Qual dia da semana devo tomar? Posso tomar dias seguidos? Como procedo após o banho? Obrigada desde já!

    • Olá Luciana, salve suas Forças

      No momento do banho você deve saudar seu Orí, seu Orixá de cabeça (você é filha de Iansã?), saudar o banho de ervas e saudar Ossain agradecendo pelas ervas.
      O dia de Iansã é 4ª feira; você só pode jogar o banho no Orí se tiver certeza que é filha de Iansã, caso contrário apenas do pescoço para baixo.
      Você pode fazer esse banho por 1, 3, 5 ou 7 dias seguidos.
      Nesses dias, se quiser se afinizar bem com a energia de seu Orixá, deve evitar álcool, carne vermelha, sexo e “bagunças” tipo aglomerações de pessoas muito animadas ou exaltadas.
      Melhor tomar o banho a noite e depois ir dormir.

      Fique em Paz

  11. Marcia Rodrigues /

    Olá, boa tarde!! Gostaria de sua ajuda, uma entidade me passou um banho de arruda, boldo e peregun roxo. Porém, não estou encontrando o peregun roxo, posso substituir por outra erva?
    Desde já, muito obrigada.

    • Olá Márcia, Salve suas Forças

      Se você encontrar, pode usar uma planta chamada Para-Raio (também de Iansã) ou a própria Espada de Iansã (é igual a Espada de São Jorge porém com a borda amarela), mas no caso desta última, use apenas um pequeno pedaço, não mais que 5 centímetros, pois pode provocar alergia.

  12. Q os orixas proteja eu viviane ***** **** e brenda **** *****.sarava todos os orixaas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »