Você está visualizando atualmente Oferendas a Exús

Oferendas a Exús

Farofa de Miúdos para Exú

Ingredientes:

  • 250gr de fígado de galinha
  • 250gr de moela de galinha
  • azeite de dendê
  • pimentas vermelhas dedo de moça
  • farinha de mandioca grossa
  • 1 cebola
  • 1 alguidar
  • 1 quartinha de barro
  • marafa
  • charuto

Preparo:

Pique as moelas e os figados e reserve. Pique a cebola e três, cinco ou sete pimentas e refogue com dendê. Quando a cebola estiver dourada acrescente o figado e a moela; frite bem.

Vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre, até obter a farofa. Coloque no alguidar.
Use outras sete pimentas inteiras para enfeitar.

Farofa fria para Exú

Ingredientes:

  • azeite de dendê
  • farinha de mandioca grossa
  • pimentas dedo de moça
  • marafa
  • 1 quartinha
  • 1 charuto
  • 1 alguidar

Preparo:

Em um alguidar coloque a farinha de mandioca e um pouco de dendê; com as mãos faça uma farofa bem fofa.
Pique três, cinco ou sete pimentas e misture na farofa.
Use outras sete pimentas para enfeitar.

Farofa Vermelha à Bombogira

Ingredientes:

  • farinha de mandioca grossa
  • groselha
  • 3 maçãs vermelhas
  • 7 rosas vermelhas
  • 1 alguidar
  • 1 quartinha de barro
  • 1 garrafa de champagne branco
  • 1 maço de cigarros longos

Preparo:

Coloque a farinha de mandioca no alguidar, vá acrescentado groselha e misturando com as mão até obter uma farofa fofa e avermelhada.
Pique 02 maçãs, com a casca, e misture a farofa. Use a terceira maçã para enfeitar junto com as rosas.
Regue com groselha.

 

Este post tem 26 comentários

  1. Marcelo da Silva Gomes

    BOM DIA, QUE OXALÁ ABENÇOE A TODOS
    GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GUIA PRETO VELHO PAI JOAQUIM DE ANGOLA,SUA HISTORIA COMO É SEU PONTO RISCADO, TENHO A HONRA DE TER ESSE DIGNNO E ILUMINADO PRETO VELHO AO MEU LADO, MAIS SEI POUCO SOBRE ELE, PODERIAM ME AJUDAR
    OBRIGADO

    1. Amleto

      Salve suas forças Marcelo.
      Na falange dos Pretos Velhos, a linha de Pai Joaquim d’Angola trabalha sob irradiação de Oxóssi, se apresentam sempre bem humorados e gostam muito de trabalhar com remédios naturais (ervas) para o corpo e alma. Seu Preto Velho vai ficar muito feliz se você aprimorar seus conhecimentos nessa área.
      Seu colar de contas “normalmente” é constituído de Lágrimas de Nossa Senhora, dentes e um crucifixo. No mais é só o que tem em comum.
      Lembre-se que a linha é constituida por milhares de espíritos que se afinizam e optaram por trabalhar sob essa irradiação, sendo que não possuem uma história pessoal nem pontos riscados em comum.
      Você pode procurar pelo ponto de Pai Joaquim d’Angola nas nas obras de F. Rivas Neto ou de W.W. da Matta e Silva, mas o que encontrará é apenas o sigilo que identifica aquela linha de trabalho e não a “assinatura pessoal única” da entidade que te acompanha, que é a normalmente usada.
      Da mesma forma, sua história é algo pessoal, relativo apenas ao espírito que trabalha contigo.
      O desenvolvimento do trabalho mediúnico pleno com Preto Velho, bem como com qualquer outra linha, é lento (digo alguns anos) e deve ser feito com perseverança e amor. Um cambono experiente que acompanha sua incorporação, oferecerá uma pemba à sua entidade e esta, no momento que desejar, começará a riscar seu ponto no chão; alguns traços no começo até que possa fazê-lo completo.
      Quanto ao seu colar de contas, com o tempo seu Preto Velho vai te intuir como construir.
      Paciência e estudo são as chaves! E tenha certeza que é isso que sua entidade espera de você, pelo menos no início, pois no futuro, a frase “trabalho pelo próximo” deverá ser incorporada em sua plenitude (não que não deva estar desde já). Sua entidade lhe advertirá que você é médium 24 horas por dia, não incorporado mas ajudando sempre a quem precisar no que for possível, afinal, não se trata de uma tarefa apenas da entidade que te acompanha mas sim uma tarefa executada pelo par Pai Joaquim / Marcelo.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá
      Adorei as Almas. Salve a corrente dos Pretos Velhos.
      Sal Pai Joaquim d’Angola.

      1. Bruno

        Amleto, bom dia.

        Quando voce diz, vibração e irradiação, como poderia diferenciar as palavras na pratica, no caso o que seria uma entidade vir na vibração de orixa Tal e vir na irradiação de orixa tal. Ou são as mesmas coisas com nomes diferentes?
        Por exemplo, voce havia comentado comigo sobre pai benedito d’angola, que vem na vibração de omolu, mas tambem vem na irradiação de pai Ogum, correto?

      2. Amleto

        Olá Bruno, Salve suas Forças
        Na prática acabam significando a mesma coisa. Vibrar, espiritualmente falando, tem o sentido de sintonizar; irradiar significa expandir; e só irradiamos o que vibramos (as entidades também).
        Com relação ao Pai Benedito d’Angola, como Preto Velho tem a vibração original de Yorimá (Obaluaê/Omulú) e, dentro dessa vibração, utiliza aspectos da energia de Ogum (determinação). É um exercício muito saudável meditar sobre essas interações (entrelaçamento vibracional)…defina cada Orixá utilizando apenas uma palavra, depois, considerando a influência de uma palavra sobre a outra, tente encontrar uma terceira palavra resultante; por exemplo, se você definir Ogum como DETERMINAÇÃO e Yorimá como SABEDORIA, o que resultaria a Determinação influenciando a Sabedoria? E ao contrário, a Sabedoria influenciando a Determinação? Parece fácil mas, além de saudável é…muito difícil! Eu já comecei há alguns anos e ainda não cheguei a metade 🙁

        Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

      3. Patricia Sousa Freitas

        Adorei a sua explicação….fico feliz em ver a sabedoria em torno da sua religião, religião essa que tanto me encanta.
        Salve e muito asé

  2. sheila

    bom dia a todos ….
    ABENÇOE A TODOS os exus ! ! ! seu Ze pilintra,Pombagira cigana,Maria padilha,Tranca rua …
    eu gostaria de ter um comencimento melhor com os exus …. mora fora do brasil… e aqui nao tenho niguem que possa mim ajuda sobre isso ,,, por favor vcs porderia mim ajuda ???
    muito obrigada desde agora ….

    1. Amleto

      Salve suas Forças Sheila.

      Bom…eu posso até te indicar alguns ótimos livros sobre Exú:

      • Exu – o Grande Arcano, F. Rivas Neto
      • O Guardião da meia noite, Rubens Saraceni

      Mas estamos falando de Umbanda. O que podemos adquirir nesses textos são apenas informações escritas de acordo com a experiência pessoal de cada um. Na verdade, Umbanda se conhece apenas sob o som do atabaque, iluminados pela luz das candeias e maturando sob o aroma dos defumadores; e olhe lá!

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  3. KARINA

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se essas oferendas são direcionadas a todos os pedidos? Ou especifico para determinada situação?!!!
    Grata,

    1. Amleto

      Genéricas, ou melhor, básicas.

  4. Junior

    Gostaria de saber qual o significado da pimenta dedo de moça clocada com a ponta para baixo na farofa ofertada ao Exu e Pombagira e o que ela significa colocando da forma que esta na foto.

    Axé.

    1. Amleto

      Salve suas Forças Erci.

      Nada em especial, apenas uma questão de gosto pessoal na decoração.

  5. Jack

    Me chamo Jack gostaria de saber p/ que serve a quartinha de barro na oferenda do Exu?

  6. bom dia tenho santo feito na cabeça mas cas que frento nao trata de orixas eu ja tou com 16 anos te santo sei que tou devendo minhas obriçao e agora achei uma pessoa para me ajudar para cuidar disto porque casa que fernto nao faz matasa e ja fiz muita mataça e sei que tou devendo e vou fazer uma agora para exu e depois para orixas para minhas vida entra no trino devo porque ta muito complicada

  7. Alex Santos

    Bom dia tenho pai Joaquim das almas na minha corrente gosto muito dele so novo no candomblé

  8. Bruno

    Boa tarde, muito bom o texto. Tenho uma dúvida. Porque tanto se fala que ao comprar um charuto para EXU, deve-se comprar charuto de qualidade? Isso faz diferença para eles de alguma forma? Pergunto porque eu faço sempre a firmeza semanal, mas como charutos de qualidade são caros tenho optado por exemplo por charutos da marca Talvis, não sei se há problema nisso, mas sei que em todo lugar se fala pra comprar de qualidade. Poderia falar sobre? Obrigado e axé!

  9. Cláudia Roldan

    Olá boa noite
    Eu quero saber mais sobre pomba gira ganga do inferno
    Trabalho com ela mas não sei nada sobre ela
    E são poucas as pessoas​ que ouviram falar na Maria Padilha Ganga do Inferno
    Dês de já agradeço.

  10. Daniel Viana Farias

    Gostaria de saber como despachar, depois de preparar a oferenda deixa a vela queimando no portão de casa e depois deixa em uma encruzilhada ou depois de feita imediatamente entrega em uma encruzilhada?

    1. Amleto

      Prefiro sempre despachar na natureza, longe dos olhares que vão desrespeitar sua oferenda.

  11. Wilson Cunha

    Sr. Amleto, boa noite. Venho apreciando bastante as suas orientações e vos agradeço por tão esclarecedoras, criteriosas e sérias formas de estabelecer o diálogo com àqueles que se comunicam consigo, através desta ferramenta.
    Gostaria de perguntar-lhe sobre:
    …”COMO O SR. CONSIDERA OFERENDAS PARA EXU E POMBAGIRA COM METADE DE CADA ALGUIDÁ COM FAROFA DE DENDÊ; OUTRA METADE COM FAROFA DE MEL; DOCES À VONTADE E BALAS DE TAMARINDO À VONTADE SOBRE A FAROFA. AO FINAL, DEPOIS DAS OFERENDAS ARRUMADAS NOS ALGUIDÁS, TUDO FINALMENTE REGADO COM MEL”.
    Foi um prazer iniciar esta consulta à sua pessoa. Meu nome é Wilson Cunha da Tenda Espírita Nossa Senhora da Glória (www.tensgrio.com).
    Muito Axé para todos!

    1. Amleto

      Seja Bem Vindo Sr. Wilson
      Salve suas Forças

      Não conheço muitas oferendas além das publicadas aqui, desta forma que vc descreveu nunca vi…
      Ajeitar duas entidades no mesmo alguidar também é novidade pra mim, se apenas visse uma oferenda assim imaginaria ser de Exu mirim…
      Mas como a Umbanda é sempre ditada pelas entidades, nada impede que por algum motivo, determinada entidade peça para se fazer desta forma, devemos sempre respeitar e procurar aprender

      Fique na Paz de Oxalá

Deixe um comentário