Oferendas para Oxóssi

20 de Janeiro, dia de São Sebastião, dia de Oxóssi, o Senhor da Doutrina, aquele que atinge o coração e a inteligência das almas envoltas em suas vibrações.

Axoxô

ingredientes:

  • 1 Kg de Milho Vermelho;
  • Mel natural;
  • 1 Coco seco;
  • alguidar;
  • quartinha de barro
  • vinho branco frutado

preparo:

Cozinhe o milho vermelho somente em água e deixe esfriar, coloque no alguidar, regue com bastante mel e enfeite por cima com fatias finas de coco.

Frutas

ingredientes:

  • 7 qualidades de frutas verdes (principalmente Melão);
  • 1 coco seco;
  • Mel natural;
  • alguidar;
  • quartinha de barro;
  • vinho branco frutado.

preparo:

Escolha 3, 5 ou 7 tipos de frutas verdes bem bonitas.  Como sugestão: Melão, Goiaba branca, Carambola, Uva branca, Maçã verde, Pêra e Cana de açúcar; abra-as e coloque no alguidar.
Regue com bastante mel.
Cubra com fatias finas de coco seco. Folhas de goiaba também podem ser usadas para enfeitar.

Melão para Oxóssi

ingredientes:

  • 1 Melão grande;
  • 1 Coco seco;
  • Mel natural;
  • alguidar;
  • quartinha de barro;
  • vinho branco frutado.

preparo:

Abra o melão ao meio e coloque no alguidar.
Regue com bastante mel e cubra com fatias bem finas de coco.

 

468 ad

31 comments

  1. Fagner Dias /

    Amigo, como pode colocar Mel e carambola nas FRUTAS para Oxóssi.
    Essas são 2 quizilas do Orixá.

    • Olá Fagner, salve suas Forças

      Então…você deve estar se referindo à lenda de Logun Edé (as abelhas e tals). As quizilas com que você deve se preocupar é quando são relevantes a “diferenças” entre Orixás como Ogum e Nanã, por exemplo. Oxóssi não tem problema com nenhum Orixá, inclusive a itan (sobre a quizila) relaciona Oxóssi como pai de Logun Edé, porém nas literaturas mais confiáveis, Logun é filho de Erinlé, que não tem problema algum com mel. No Brasil o culto de Erinlé foi absorvido no culto de Oxóssi e nasceu uma grande confusão, alguns terreiros ensinam Erinlé e Oxóssi como Orixás distintos enquanto outros ensinam Erinlé como qualidade de Oxóssi.

      Existe um itan que fala sobre Obaluwayè, Erinlé e Logun, neste itan Erinlé diz se abster do mel em respeito ao mesmo ter sido usado para curar seu filho, mas isso não é quizila; talvez daí tenha nascido a confusão.

      De qualquer forma, você deve sempre respeitar as instruções da casa que frequenta (se lhe instruem a não usar mel, não use), porém também é bom entender e respeitar as diferentes opiniões de outras casas antes de criticar.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

    • Ana Paula /

      Fagner concordo com vc… Mel e carambola não sao aconselháveis para Oxossi nao… que eu saiba, mel é para caboclos e para Oxossi é açucar ou melaço de cana. Tanto que, qdo nao sabia, fiz uma oferenda com mel para Oxossi em casa e em menos 10 minutos encheu de formiga tudo e azedou a oferenda (não sabia que mel azedava, achei incrível, mas azedou)… ou seja, ele não aceitou kkkk Talvez seja uma questão de cultura, ou até mesmo a linha que pertencemos, mas para mim, mel para Oxossi nao funciona! Carambola também nem pensar! Mas como disse, cada casa aprende de uma forma… eu não sigo casa nenhuma e sou uma mediana livre kkkk e qdo vou fazer oferenda sigo o que cantam para mim! Não devo ser tão leiga, até porque tudo o que sempre fiz deu muito certo. Porém, respeito muito as pessoas que seguem uma casa e penso que se deu certo, maravilha… mas se fez e deu errado… volte a estudar kkkk … Axé a todos

  2. roseli de souza /

    quero aprender fazer as comida de pai oxossi obrigado adorei apagina axe oke aro

  3. Irapuan Sousa /

    Meus irmãos, e os demais da nossa religião umbanda, aos que tem mais conhecimento , gostaria de uma informação . Quando fazemos uma oferenda , exemplo para nosso pai Oxóssi , quanto tempo é possível deixar dentro de casa no referido aguidá as frutas oferecidas e depois onde deixar ou me expressando talvez de forma errada onde jogar???Simplicidade,amor e armonia : Abraços a todos

    • Salve suas Forças Irapuan

      O ideal é despachar no 3º dia, por uma questão de Axé.
      O melhor lugar é sempre na natureza. Além da força natural, quanto mais longe de olhares (e atitudes) profanos, melhor.
      Pode despachar durante o dia.

  4. Irapuan Sousa /

    Correção no e-mail

  5. julio moura /

    no axoxo posso substituir a quartinho pelo coite do coco e adicionar um charuto ?

  6. já critiquei muito no passado mais com o passar do tempo fui amadurecendo , cada casa aprende de um jeito e faz da sua forma que aprendeu ,eu aprendi que nao se leva bebida em quartinha de orixa e que oxossi nao ´pega vinho , vinho jae caboclo .oxossi pega arua que e feito com rapadura diluída gengibre e milho mais que seja de axe para todos .

  7. Já na Casa onde nasci espiritualmente, aluá é bedida de Caboclo e Oxósse bebe guaraná.
    Respeito as diferenças ritualísticas de cada Casa e acho isso que só torna nossa Religião mais interessante e justa. Nosso Pai maior nos fez estéticamente diferentes e com pensamentos e necessidades também diferentes e para completár-nos, permite diferentes formas de louvar a mesmo Orixá. Ao preparar e entregar uma oferenda, a minha fé é o que tocará o Orixá e em retribuição o Orixá nos alimenta espiritualmente com a essência fluídica de seu axé. Por isso formas diferentes de se louvar o mesmo Orixá. O Orixá é o mesmo, mas nossas necessidades são diferentes. E que possamos sempre, cada vez mais respeitar e aprender com as diferenças .
    Pois só assim de fato estaremos pondo em prática o que aprendemos com nossos Maravilhosos Orixás, que é amar e respeitar, independente do que somos e do que fazemos.
    Axé à todos!

    • e verdade Adriana , cada casa faz diferente e a fe e que toca orixá interdepende de ser feito diferente em cada casa

  8. MEUS RESPEITOS IRMÃOS AXÉ!
    PRETENDO FAZER UMA OFERENDA PARA OXÓSSI NO DIA 20 EM CASA, POIS NÃO TENHO ACESSO A MATA GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM ME DIZENDO SE ESTA CORRETO ESSA OFERENDA, SOU UMBANDISTA NOVA DE CASA COMECEI A ME DESENVOLVER A POUCO TEMPO, NÃO TENHO MUITA ORIENTAÇÃO MAS MUITO AMOR E FÉ, NÃO GOSTARIA DE DEIXAR PASSAR EM BRANCO ESSE DIA TÃO ESPECIAL,ENTENDI PELOS COMENTÁRIOS QUE POSSO MANTER EM CASA POR TRÊS DIAS E DEPOIS DESPACHAR EMBAIXO DE UMA ÁRVORE.
    A OFERENDA SERIA:
    SETE ESPIGAS DE MILHO VERDE
    USANDO A PALHA COMO BASE,PARA ENTREGA
    1 COITÉ COM ÁGUA MINERAL
    7 VELAS VERDES
    É CORRETO?
    POSSO FAZER ESSA HUMILDE OFERENDA A OXÓSSI
    GRANDE EM AMOR SEMPRE E COM MUITA FÉ.

    PRECISO DO AUXÍLIO DE TODOS POIS ME FALTA CONHECIMENTO.
    MUITO OBRIGADO.
    AXÉ!!

    • Ana Paula /

      Marcia, tenho alguns conhecimentos e sua oferenda não esta totalmente errada. Quanto ao milho, de preferencia ao milho vermelho (aquele de galinha) Como na cidade não é facil de encontrar, em ultimo caso de o milho verde mesmo. De preferencia 6 espigas e não 7, cozinhe somente com agua sem tempero e deixe esfriar. Se quiser, pode também colocar frutas como coco em lasca, maça verde (tem q ser verde e pode ser 1 so) e também frutas como pitanga e uva verde. Coloque na palha… por cima do milho pode colocar açucar cristal ou melaço de cana … nao coloque mel (não é muito bem aceito por ele). De bebida pode ser agua ou até vinho doce e tinto de preferencia. Acenda as 7 velas e entregue com carinho e respeito fazendo oração de preferencia.A oferenda como é feita em casa, pode ser feita em seu altar (que é o local mais protegido) se nao tiver, escolha um ponto no meio da casa, porém que ninguem toque. Agradeça sempre! Muito importante fazer isso!!! Para arriar a oferenda depois de 3 dias, não pode ser em qualquer lugar, tem que levar tudo e deixar do mesmo jeito que você entregou na sua casa e deixar em arvore frondosa de preferencia em uma matinha, tipo algum parque grande que tenha muitas arvores por exemplo, ou se sua cidade tiver rio, em arvores proximo ao rio. Observe: Para entregar, na arvore que vc vai deixar nao pode ter perto cupim ou formigueiro, porque se tiver … todo seu trabalho vai de agua abaixo. Boa sorte. Axé

    • Marcia sua fé e que vale nao vejo nada de mal na sua oferenda a gente faz e da o que tem o que move e a sua fé . faça isso sim do jeito que falou certinho. se vc esta em alguma casa segue a casa peça seu pai orientação veja a forma de trabalhar da casa , cada casa e cada um aprende de um jeito . eu aprendi que nao se usa mel carambola e vinho para agradar oxossi mais muitas casas usam e quem sou eu para classificar e falar mal cada um mexe na sua panela com a colher que lhe foi dada a fe de cada um e que vale . uma forma

  9. Mel para Oxóssi???? Não pode não!

  10. Ana Paula /

    Outro detalhe, quando vc tiver em dúvida de algum trabalho, siga seu instinto e coração… vai por mim! Depois que comecei a fazer isso, nunca mais fiz nada errado para entregar oferendas. Em casa onde vende banhos e materiais para umbanda por exemplo sempre tem livros, não sao caros, e em alguns tem instruçoes de como e onde dar a oferenda dos orixas… vc aprende muito!!! E o mais importante para você que esta iniciando agora, não deixe qualquer pessoa colocar a mão na sua cabeça ou fazer trabalho para te ajudar com anjo de guarda, até porque, nem todo mundo quer seu bem, e você nao sabe quais sao as intençoes da pessoa! Aprendi isso com a vida, e quando iniciei nao me falaram isso o que estou te falando e minha vida deu uma boa desandada kkkk mas hj como sou mediana forte consigo seguir as instruçoes dos orixas sozinha e tudo melhorou e com o tempo vc também conseguirá.Quando não tiver conhecimento, estude muito! Mais um detalhe, as vezes os orixas testam nossa fé, entao, nao enfraqueça e agradeça sempre até pelo ar que respira e pelas pessoas que te ama… agradeça mais do que peça e sua vida vai progredir muito. Axé

  11. Axé!!
    Muito Obrigado Ana Paula,realmente disse o que vai em meu íntimo,tenho sim muito mais a agradecer do que pedir pois minha vida foi sempre amparada por pequenos milagres se assim posso dizer,fui kardecista e embora hoje na umbanda continuo estudando e sim leio muito,sou muito grata a casa que me abrigou e pra mim independente das diferenças umbanda é amor intuição tenho desde pequena e sonho muito também, me falta mesmo é conhecimento nessas práticas até pouco tempo nem vela eu acendia em casa e acabei descobrindo que uma vela pode literalmente salvar uma vida.
    que bom que você tá aí! muito agradecida que Oxalá te abençoe e te conserve assim.
    me ajudou muito.
    Axé!!

  12. É como foi dito acima. É tão bonito na nossa religião o fato de se manter através da tradição, das diferenças. Acho que todos nós, filhos de fé, devem levar isso a diante cada dia mais cultivando o respeito e a caridade sempre em todas as nossas relações. Axé!

  13. FLAVIO H ZUCARELLI /

    Muito bem.as oferendas estao de acordo com cada casa e caso,digo que umbanda descende do candomble,quem critica oferendas com animais e porque nao tem conhecimento do verdadeiros rituais e ase das naçoes da religiao africana,amo quem pratica UMBANDA COM SIMLPICIDADE AMOR E RESPEITO A TODOS E PRINCIPALMENTE OS QUE FAZEM CERTO E O JUSTO,nao temos que reinvertar a roda muito menos RELIGIAO,temos que nos unirmos e praticar bons atos cada um com sua casa,PAI,MAE,IRMAO ETC……SOU …..OGAN ALATOJO D´OGUN E OSSALA ASSE A TODOS

    • Axé Ogan

    • eu procurei ajuda na umbanda e nao tive e se eu tivesse continuado indo na umbanda acho que de repente nao estaria nem aqui , mais nao critico ate pelo contraria eu gosto de umbanda . aqueles que critica o candomblé pelas historia que já li a umbanda foi criada e absolveu muitas entidades da nação Angola que por sinal existe matança de animais

  14. carlos de logun ede /

    essa historia que o sr zelio foi o criador da umbanda isso nao existe ele pode ter sido um senhor importante deixando a umbanda mais forte . mais que foi o criador nao foi a espiritualidade sempre existiu a milhos de anos atrás, onde estamos nesse momento mesmo pode ter tido muita gira

  15. Gisele Cristina Barbosa /

    Então eu devo deixar minha oferenda três dias em casa antes de arriar na Mata?
    Aqui não tenho palha e nem o milho vermelho. Tenho milho verde e Coco.
    Qual a sugestão?

    • Isso, arrie no 3º dia.
      Quanto ao milho você pode usar o milho de galinha, que nos mercados vendem como “canjica amarela”
      A palha é a do milho mesmo, se você tem milho verde, tem palha.

  16. Rosangela /

    Fui colocar vinho pela primeira vez no altar de Oxóssi que tenho em casa e quando me aproximei, o copo (novo) trincou de ponta a ponta na minha mão. Acabou de acontecer e fiquei preocupada.Após ler esses comentários, fiquei mais calma….Grata a todos. Axé!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »